quinta-feira, 26 de março de 2009

A história do vinho Château Lafite Rothschild







O vinho que mudou a corte de Luis XV

Vinhos de qualidade já eram bebidos na corte de Luis XIV, mas os grandes tintos de Bordeaux, a prestigiada região no sudoeste da França, só começaram a ser apreciadaos ali no reinado de Luis XV.

O primeiro vinho que conquistou verdadeiramente a realeza teria sido o Château Lafite.A história deste vinho é contada até hoje. Luis XV, ficou algum tempo sem ver o Marechal de Richelieu, e quando voltou a encontrá-lo, exclamou: “Marechal, o senhor parece ter rejuvenescido 25 anos!”.Feliz com o elogio, Richelieu disse: “Encontrei a fonte da juventude, Majestade!.

Um médico de Bordeaux me recomendou o vinho Château Lafite“.O Marechal ofereceu a Luis XV uma caixa do tinto. O Rei provou, gostou e introduziu em toda a corte.Madame Pompadour, amante de Lius XV, começou a servir o vinho em seus banquetes, chamando-o de o vinho do Rei.Elaborado em Bordeaux, na sub-divisão de Haut-Médoc, mais exatamente na comuna de Pauillac, o Château Lafite foi classificado em 1.855, por Napoleão III, como Premier Cru de Bordeaux.

Hoje, seus companheiros de honraria são os Châteaux Latour, Mouton-Rothschild, Margaux e Haut Brion.A propriedade onde é feito existe há séculos, e já passou por muitos e muitos donos. Em 1.234, pertencia a Gombaut de Lafitte, (sobrenome gravado no rótulo da garrafa com um único “T”). Até o início do século XVIII, seu dono era o Marquês de Ségur.Em 1.755 a propriedade passou ao controle de M.Pichard, que literalmente perdeu a cabeça. Foi guilhotinado pela Revolução Francesa, e não fez um único litro de vinho.

Depois passou a ser do Sindicato Holandês, e mais tarde, para as mãos do banqueiro Samuel Scott.Finalmente, em 1.868, o Barão James Rothschild arrematou em leilão e acrescentou seu sobrenome ao vinho.Quando jovem, o Château Lafite Rothschild possui cor rubi brilhante, que se torna atijolada com o passar do tempo.

A propriedade Rothschild tem mais de 900 mil videiras, com produção deliberadamente limitada. Cada videira fornece apenas meio litro de vinho, um terço a menos que os outros grandes tintos de Bordeaux.Em sua composição entram 30% de uvas Cabernet Sauvignon, que são conferidas uma a uma. 15% de Merlot, que dão maciez e suavidade ao vinho, e 15% de Cabernet Franc, responsável pelo equilíbrio dessa incrível combinação, que são todas colhidas à mão e verificadas isoladamente.

O Château Lafite Rothschild pode ser bebido a partir dos 5 ou 6 anos de idade, mas alcança a melhor idade entre 20 e 30 anos.Seus melhores apreciadores o identificam de olhos fechados! Segundo uma lenda antiga, um comerciante de vinhos de Paris que viajava pela região de Bordeaux, sofreu um acidente.
A carruagem que ele estava virou, e foi arrastada pelos cavalos. Ele bateu com a cabeça no chão e desmaiou.Depois limparam seus machucados com um pano cheio de vinho. Uma gota caiu em sua boca, e então o comerciante disse: “Château Lafite Rothschild 1.870”. Era realmente uma grande safra.
Outros ótimos anos do vinho foram 1.893, 1.895, 1.900, 1.906, 1.923, 1.926, 1.945, 1.947, 1.953, 1.959, 1.975, 1.976.As safras recentes boas são 1.981, 1.982, 1.986, 1.988, 1.989, 1.990, 1.995 e 1.996.

No Brasil uma garrafa da safra de 1.992 que é considerada fraca, custa US$ 300,00 enquanto a do ano de 1.990 que é considerada uma safra ótima pode chegar a custar US$ 800,00.Mas para quem gosta de um bom vinho é um ótimo investimento, e o paladar agradece!
(FONTE:benissimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário