quinta-feira, 26 de março de 2009

Cildo


Documentário sobre Cildo Meireles estreia no festival É Tudo Verdade

Um dos destaque do festival É Tudo Verdade deste ano é o documentário Cildo, primeiro longa de Gustavo Rosa de Moura. Com estreia marcada para essa sexta-feira (27.03) no Rio, o doc é um retrato da obra de Cildo Meireles, 60, uma das mais expressivas do País.

O filme foi exibido pela primeira vez no encerramento da grande retrospectiva do artista na prestigiada Tate Modern, encerrada em janeiro deste ano. Todo filmado em câmera digital, o longa acompanha o artista, a criação de suas instalações e sua rotina, de 2005 para cá. "A grande questão foi como explorar o trabalho dele cinematograficamente, tirando proveito do que ele criou como artes plásticas. Eu não estava filmando uma laranja", observa Gustavo. "Escolhi o Cildo como personagem porque os trabalhos dele tinham essa potência, trabalham com som, cor, espaço... Matérias ricas para o cinema".

A obra é o foco, maior que a persona. "O Cildo é muito gentil, um cara muito recatado, que tem uma relação particular com a exposição da imagem dele. Houve um desafio ético de tentar extrair uma coisa original, sem invadir demais, sem me tornar uma coisa chata na vida dele", observa o diretor. Será que o filme é muito cabeça? "Olha, ele não foi feito para especialistas em artes plásticas, não é uma tese sobre a obra do Cildo. É o oposto da tese, nunca quis impor minhas ideias sobre as obras... É um filme aberto, que eu gostaria que fosse visto por todo mundo".

Convite feito. Cildo, nesse ano, peregrina por festivais, de olho no circuito comercial. Para quem é esperto, eu recomenda as sessões do É Tudo Verdade:


Estréias Sexta-feira, 27/03 - 20H00 - Unibanco Arteplex (RJ)Quarta-feira, 01/04 - 21H00 - Cinesesc (SP)
Outras Sessões Sábado, 28/03 - 14H00 - Unibanco Arteplex (RJ)Quinta-feira, 02/04 - 15H00 - Cinesesc (SP) Sexta-feira, 03/04 - 13H00 - CCBB - SPDomingo, 05/04 - 15H00 - Oi Futuro (RJ)(fonte:voguerg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário