quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Otto Stupakoff no IMS

O Instituto Moreira Salles acaba de adquirir o completo acervo do artista Otto Stupakoff, mais de 16 mil imagens que, segundo o curador Sérgio Burgui, serão exploradas, após sua digitalização, nas comemorações dos 50 anos da carreira de Otto.
"O nosso olhar percorre um emocionante itinerário estético, tendo como eixo condutor as diversas fotos de Otto. Os acordes entre os diferentes registros fotográficos mostram que as obras ali expostas pulsam uma energia plástica, constelação de experiências pessoais regidas por um fluxo poético permanente, onde a experiência da fotografia marca um campo inesgotável do exercício de uma rara sensibilidade visual.
Muito falante, extremamente simpático com os conhecidos e desconhecidos, Otto foi incansável. Explicou o histórico e os contrapontos que cada fotografia envolveu, falou das celebridades e dos anônimos, todos alvos de seu inteligente registro.
O que posso dizer? Stupakoff nos deixa estupefatos. Não percam".
A exposição está em cartaz na recém-construída galeria do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. São 65 fotos da coleção completa da obra do fotógrafo, entre 1955 e 2005. Paulistano de 1935, Otto é considerado o primeiro fotógrafo de moda brasileiro. Sua carreira passa por estúdios no Brasil e em NY, editoriais para as revistas Vogue, Harper's Bazaar, Life, Cosmopolitan, Elle e Marie Claire e retratos de personalidades como Truman Capote, Richard Nixon, Jack Nicholson, Grace Kelly e Sofia Loren.
Otto está feliz. Sabe que daqui há 30 anos sua obra será exposta com a mesma qualidade, protegida pelos cuidados do IMS. Longe do destino da maioria dos acervos de artistas, "descobertos pelos porteiros no dia da última faxina", brinca Otto.

Fotografias - Otto Stupakoff
Até o dia 19 de abril no Instituto Moreira Salles- Rio
Rua Marques de São Vicente, 476 - Gávea.
Fone: 21 3284 7400
Terça a Domingo, das 13h às 20h
(fonte:voguerg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário