terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Vik Muniz expõe em SP e Rio





Artista Plástico faz uma de suas maiores exposições em solo nacional

A arte contemporânea de Vik Muniz começou a ganhar espaço no mundo no início dos anos 90, quando um crítico do The New York Times descobriu seu trabalho em uma das galerias de Nova York.

De lá pra cá, suas obras já estiveram expostas no Guggenheim, no Metropolitan Museum of Art, no Miami Fine Arts Museum e em tantos outros importantes museus de vários continentes.

A exposição Vik, que chega ao Brasil neste comecinho de ano, traz 131 fotografias e três vídeos.
Uma espécie de making of realizados por Fabio Ghivelder, um colaborador de Muniz. O interessante é que um dos vídeos será exibido através de um monitor de plasma colocado no chão, permitindo que os visitantes possam ter o mesmo ângulo de visão de Muniz ao fotografar as obras da série Pictures of Garbage.

Com o uso de materiais pouco convencionais, Vik Muniz imprimiu sua marca e ultrapassou os limites dos museus e galerias. Seu trabalho já estampou a capa da revista The New York Times com a foto de Albert Einstein feito de recortes de papel, como também o retrato de Vladimir Putin feito com caviar, que saiu na publicação de 75 anos da revista Esquire.

A mostra terá obras famosas como a Monalisa feita em geléia e pasta de amendoim, o soldado composto por inúmeros soldadinhos de brinquedo, a Medusa de macarrão e molho marinara e o retrato das atrizes Elizabeth Taylor e Mônica Vitti elaborados por centenas de pequenos diamantes.

Com direção de montagem de Emilio Kalil, produção executiva de Bianca de Felippes, montagem da Arquiprom e programação visual de Jair de Souza, Vik vai primeiro para o MAM do Rio de Janeiro e depois vem para o MASP.

Essa exposição NINGUÉM pode perder!

Museu de Arte Moderna – MAM/RJ
Exposição: de 23 de janeiro a 8 de março
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2240 4944

Museu de Arte de São Paulo – MASP
Exposição: início em 23 de abril
Av. Paulista, 1.578 – São Paulo
Telefone: (11) 3251 5644

Nenhum comentário:

Postar um comentário