

A coleção de arte do famoso estilista francês Yves Saint Laurent e de seu companheiro na vida pessoal como também nos negócios, Pierre Bergé, será leiloada no final de fevereiro em Paris. A Christie’s baterá o martelo para 733 peças extraordinárias.
As obras de arte dos apartamentos dessas duas celebridades serão vendidas após 50 anos de cumplicidade entre Pierre Bergé e o grande costureiro Yves Saint Laurent, morto em 1º de junho último.
Trata-se da maior coleção de arte já leiloada, e também representa um alento para o mercado das artes em Paris. Que foi ultrapassado pelo mercado das artes de Hong Kong, em volume de negócios.
Co-fundador em 1961, com o costureiro da Maison de Alta Costura Yves Saint Laurent, hoje fechada, Pierre Bergé explica que tinha duas soluções: "ou bem coloco todos esses objetos, todos esses quadros em um museu e isso se tornaria muito complicado e honeroso, ou então organizo um leilão público". Explicou.A expectativa de venda para nove peças, entre elas um Picasso e Fernand Léger, é de US$ 94,2 milhões. E ainda uma natureza morta de Matisse, estimada entre 15 a vinte milhões de Euros, e um mobiliário art decó de Claude Lalanne.
No geral, toda a coleção é estimada entre 200 e 300 milhões de Euros.
Grand Palais-ParisDias:
23,24 e 25 de fevereiro de 2009
(fonte:benissimo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário